Futuras mães devem tomar cuidado com doenças congênitas

Futuras mães devem tomar cuidado com doenças congênitas

Futuras mães devem tomar cuidado com doenças congênitas

Futuras mães devem tomar cuidado com doenças congênitas

Zika Vírus é a maior preocupação, entretanto outras doenças podem passar da mãe para o feto e causar danos cerebrais e deficiências.

Grávidas ou mulheres com intenção de engravidar devem tomar cuidado com as doenças congênitas. Atualmente a maior preocupação é o Zika Vírus mas outras doenças podem passar da mãe para o feto e causar danos cerebrais e deficiências. Para falar sobre essas doenças congênitas, o Cotidiano convidou o médico ginecologista e obstetra, Jurandir Passos.

Ele diz que a programação da gravidez é muito importante, no entanto, muitas mulheres só procuram o obstetra depois de engravidar. Jurandir Passos afirma que o ideal é ter uma consulta antes da gestação, para fazer avaliações dos exames de rotina, para o médico saber que doença a mulher não teve que poderiam influenciar na gravidez, como rubéola, catapora, megalovirose e caxumba. Essas doenças podem se desenvolver no período da gestação.

Quanto às vacinas, a da rubéola, por exemplo, a mulher deve tomar a vacina três meses antes de engravidar. Assim também as outras vacinas que poderiam ser colocados para prevenir. No caso de já estar grávida, o ideal é tomar cuidado para não correr o risco de se contagiar.

Acompanhe esta entrevista sobre a gravidez e as doenças congênitas ao Cotidiano, com Luiz Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.

Saiba Mais em: radios.ebc.com.br

ATENÇÃO PRESTADOR

Confira os novos links de ACESSO AO SISTEMA!

ATENÇÃO PRESTADOR!

No dia 05/12, a partir das 18h, o HRP passará por uma atualização de interface (front-end).

A previsão de conclusão é de aproximadamente 4 horas.

Prezado (a) beneficiário (a),

Informamos que, no dia 17/12/2025, não haverá atendimento presencial na Casembrapa, em virtude da Entrega de Resultados. Nossas atividades presenciais serão retomadas normalmente na quinta-feira, 18/12/2025. Ressaltamos que a Central de Atendimento da Casembrapa permanecerá disponível para melhor atendê-los pelos telefones (61) 3181-0010 (DF) e 0800 940 5560 (demais regiões).

Agradecemos a compreensão.