Presença do vírus Zika em nove países leva OMS a emitir alerta mundial

Presença do vírus Zika em nove países leva OMS a emitir alerta mundial

Presença do vírus Zika em nove países leva OMS a emitir alerta mundial

Presença do vírus Zika em nove países leva OMS a emitir alerta mundial

A Organização Mundial de Saúde (OMS), em conjunto com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), emitiu alerta epidemiológico mundial, com recomendações aos seus Estados-Membros, para que estabeleçam medidas de diagnóstico e acompanhamento de casos do vírus Zika.

De acordo com o comunicado conjunto, em 1° de dezembro havia registros de casos do vírus Zika em nove Estados-Membros: Brasil, Chile (Ilha de Páscoa), Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Suriname e Venezuela.

O comunicado ressalta a situação do Brasil, onde 18 estados já confirmaram a circulação do vírus, e onde já se confirmou a relação entre o vírus Zika e casos de microcefalia.

Até o dia 30 de novembro deste ano, 1.248 casos de microcefalia foram registrados em 14 estados brasileiros. Os dados mostram que houve um aumento de mais de vinte vezes em relação a anos anteriores.

A Opas e a OMS também recomendam que os países reforcem a vigilância de síndromes neurológicas e anomslug_title congênitas e que fortaleçam o cuidado pré-natal às gestantes e aos recém-nascidos nas regiões onde o vírus está circulando.

Além disso, o documento destaca a importância de reduzir a presença do mosquito vetor, o Aedes aegypt, através de estratégias de controle eficaz do mosquito e de comunicação pública, com campanhas nos veículos de comunicação.

A respeito do tratamento no caso de infecção por vírus Zika, o comunicado ressalta que não há vacina específica e que a orientação é no sentido de amenizar os sintomas com repouso e medicamentos para a diminuição da febre. Os pacientes devem ingerir muito líquido para evitar desidratação.

ATENÇÃO PRESTADOR

Confira os novos links de ACESSO AO SISTEMA!

ATENÇÃO PRESTADOR!

No dia 05/12, a partir das 18h, o HRP passará por uma atualização de interface (front-end).

A previsão de conclusão é de aproximadamente 4 horas.

Prezado (a) beneficiário (a),

Informamos que, no dia 17/12/2025, não haverá atendimento presencial na Casembrapa, em virtude da Entrega de Resultados. Nossas atividades presenciais serão retomadas normalmente na quinta-feira, 18/12/2025. Ressaltamos que a Central de Atendimento da Casembrapa permanecerá disponível para melhor atendê-los pelos telefones (61) 3181-0010 (DF) e 0800 940 5560 (demais regiões).

Agradecemos a compreensão.